terça-feira, 6 de julho de 2010

TEOLOGIA (Doutrina de Deus)

As obras de dogmática ou de Teologia Sistemática geralmente começam com a Doutrina de Deus. Há boas razões para começar com a Doutrina de Deus, se partirmos da admissão de que a Teologia é o conhecimento sistematizado de Deus de quem, por meio de quem, e para quem são todas as coisas. Em vez de surpreender-nos de que a dogmática começa a Doutrina de Deus, bem poderíamos esperar que seja completamente um estudo de Teologia com duas pressuposições, a saber:
1) Que Deus existe;
2) Que Ele se revelou em Sua Palavra Divina.

-Prova Bíblica da Existência de Deus-
Para nós a existência de Deus é a grande pressuposição da teologia, não há sentido em falar-se do conhecimento de Deus, se não se admite que Deus existe. Embora a verdade da existência de Deus seja aceita pela fé, está fé se baseia numa informação confiável. O Cristão aceita a verdade da existência de Deus pela fé. Mas está fé não é uma fé cega, mas fé baseada em provas, e as provas se acham, primariamente, nas Escrituras como a Palavra de Deus inspirada, e, secundariamente , na revelação de Deus na natureza. Nesse sentido a bíblia não prova a existência de Deus. O que mais se aproxima de uma talvez seja o que lemos em Hebreus 11:6.
A bíblia pressupõe a existência de Deus em sua declaração inicial, No principio criou Deus os céus e a terra. Vê se Deus em quase todas as páginas das Escrituras Sagradas em que Ele se revela em palavras e atos.
Esta revelação de Deus constitui a base da nossa fé na existência de Deus, e a torna uma fé inteiramente razoável. Deve-se notar, que é somente pela fé que aceitamos a revelação de Deus e que obtemos uma real compreensão do seu conteúdo. Disse Jesus, Se alguém quiser fazer a vontade dele conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. (Jo 7:17). É este conhecimento intensivo, resultante da íntima comunhão com Deus, que Oséias tem em mente quando diz: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, (Oséias 6:3). O incrédulo não tem nenhuma real compreensão da Palavra de Deus. As palavras de Paulo são muito pertinentes nesta conexão. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem, pela loucura da pregação. (1Co 1:20,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário