quarta-feira, 17 de junho de 2009

BIBLIOLOGIA

I. INTRODUÇÃO

A) Terminologia:Bíblia - Derivado de biblion, “rolo” ou “livro” (Lc 4.17) Escrituras - Termo usado no NT para, os livros sagrados do A.T., que eram considerados inspirados por Deus (2Tm 3.16; Rm 3.2). Também é usado no NT com referência a outras porções do NT (2Pe 3.16) Palavra de Deus - Usada em relação a ambos os testamentos em sua forma escrita (Mt 15.6; Jo 10.35; Hb 4.12)

B) Atitudes em Relação à Bíblia:Racionalismo - a. Em sua forma extrema nega a possibilidade de qualquer revelação sobrenatural. B. Em sua forma moderada admite a possibilidade de revelação divina, mas essa revelação fica sujeita ao juízo final da razão humana.Romanismo - A Bíblia é um produto da igreja; por isso a Bíblia não é a autoridade única ou final.Misticismo - A experiência pessoal tem a mesma autoridade da Bíblia.Neo-ortodoxia - A Bíblia é uma testemunha falível da revelação de Deus na Palavra, Cristo.Seitas - A Bíblia e os escritos do líder ou fundador de cada uma possuem igual valor.Ortodoxia - A Bíblia é a nossa única base de autoridade.

C) As Maravilhas da Bíblia:1) Sua formação: levou cerca de 1500 anos. (2) Sua Unidade: Tem cerca de 40 autores, mas é um só livro. (3) Sua Preservação. (4) Seu Assunto. (5) Sua Influência.

II. REVELAÇÃO

A) Definição: “Um desvendamento; especialmente a comunicação da mensagem divina ao homem”

B) Meios de Revelação: 1) Pela Natureza (Rm 1.18-21; Sl 19) 2) Pela Providência (Rm 8.28; At 14.15-17) 3) Pela Preservação do Universo (Cl 1.17) 4) Através de Milagres (Jo 2.11) 5) Por Comunicação Direta (At 22.17-21) 6) Através de Cristo (Jo 1.14) 7) Através da Bíblia (1Jo 5.9-12)

III. INSPIRAÇÃO

A) Definição: Inspiração é a ação supervisionadora de Deus sobre os autores humanos da Bíblia de modo a, usando suas próprias personalidades e estilos, comporem e registrarem sem erro as palavras de Sua revelação ao homem. A Inspiração se aplica apenas aos manuscritos originais (chamados de autógrafos).


B) Teorias sobre a Inspiração: 1) Natural - não há qualquer elemento sobrenatural envolvido. A Bíblia foi escrita por homens de grande talento. (2) Mística ou Iluminativa - Os autores bíblicos foram cheios do Espírito como qualquer crente pode ser hoje. (3) Mecânica (ou teoria da ditação) - Os autores bíblicos foram apenas instrumentos passivos nas mãos de Deus como máquinas de escrever com as quais Ele teria escrito. Deve-se admitir que algumas partes da Bíblia foram ditadas (e.g., os Dez mandamentos). (4) Parcial - Somente o não conhecível foi inspirado (e.g., criação, conceitos espirituais) 5) Conceitual - Os conceitos, não as palavras, foram inspirados. (6) Gradual - Os autores bíblicos foram mais inspirados que outros autores humanos. (7) Neo-ortodoxa - Autores humanos só poderiam produzir um registro falível. (8) Verbal e Plenária - Esta é a verdadeira doutrina e significa que cada palavra (verbal) e todas as palavras (plenária) foram inspiradas no sentido da definição acima. (9) Inspiração Falível - Uma teoria, que vem ganhando popularidade, de que a Bíblia é inspirada, mas não isenta de erros.


C) Características da Inspiração Verbal e Plenária: 1) A verdadeira doutrina é válida apenas para os manuscritos originais. (2) Ela se estende às próprias palavras. (3) Vê Deus como o superintendente do processo, não ditando aos escritores, mas guiando-os. (4) Inclui a inerrância.


D) Provas da Inspiração Verbal e Plenária: 1) 2Tm 3.16. Theopneustos, soprado por Deus. Afirma que Deus é o autor das Escrituras e que estas são o produto de Seu sopro criador. (2) 2Pe 1.20,21. O “como” da inspiração - homens “movidos” (lit., “carregados”) pelo Espírito Santo. (3) Ordens especificas para escrever a Palavra do Senhor (Ex 17.14; Jr 30.2). (4) O uso de citações (Mt 15.4; At 28.25). (5) O uso que Jesus fez do A.T. (Mt 5.17; Jo 10.35). (6) O N.T. afirma que outras partes do N.T. são Escrituras (1Tm 5.18; 2Pe 3.16). (7) Os escritores estavam conscientes de estarem escrevendo a Palavra de Deus (1Co 2.13; 1Pe 1.11,12)


E) Provas de Inerrância: 1) A fidedignidade do caráter de Deus (Jo 17.3; Rm 3.4). (2) O ensino de Cristo (Mt 5.17; Jo 10.35). (3) Os argumentos baseados em uma palavra ou na forma de uma palavra (Gl 3.16, “descendente”; Mt 22.31,32, “sou”).

IV. CANONICIDADE.

A) Considerações fundamentais: 1) A Bíblia é auto-autenticável e os concílios eclesiásticos só reconheceram (não atribuíram) a autoridade inerente nos próprios livros. (2) Deus guiou os concílios de modo que o cânon fosse reconhecido.

B) Cânon do A.T.: 1) Alguns afirmam que todos os livros do cânon do A.T. foram reunidos e reconhecidos sob a liderança de Esdras (quinto século a.C.). (2) O NT se refere a AT. como escritura (Mt 23.35; a expressão de Jesus equivaleria dizer hoje “de Gênesis a Malaquias”; cf. Mt 21.42; 22.29). (3) O Sínodo de Jamnia (90 A.D.) Uma reunião de rabinos judeus que reconheceu os livros do AT.

C) Os princípios de Canonicidade dos Livros do NT: 1) Apostolicidade. O livro foi escrito ou influenciado por alguns apóstolos? (2) Conteúdo. O seu caráter espiritual é suficiente? (3) Universalidade. Foi amplamente aceito pela igreja? (4) Inspiração. O livro oferecia prova interna de inspiração?

D) A Formação do Cânon do NT: 1) O período dos apóstolos. Eles reivindicaram autoridade para seus escritos (1Ts 5.27; Cl 4.16). (2) O período pós-apostólico. Todos os livros foram reconhecidos exceto Hebreus, 2 Pedro e 3 João. (3) O Concílio de Cartago, 397, reconheceu como canônicos os 27 livros do NT

V. ILUMINAÇÃO

A) Em Relação aos Não-Salvos: 1) Sua necessidade (1Co 2.14; 2Co 4.4) 2) O ministério do convencimento do Espírito (Jo 16.7-11)

B) Em Relação ao Crente: 1) Sua necessidade (1C0 2.10-12; 3.2). (2) O ministério do ensino do Espírito (Jo 16.13-15)


VI. INTERPRETAÇÃO

A) Princípios de Interpretação: 1) Interpretar histórica e gramaticalmente. (2) Interpretar de acordo com os contextos imediatos e mais amplos. (3) Interpretar em harmonia com toda a Bíblia, comparando Escritura com Escritura.

B) Divisões Gerais da Bíblia: 1) AT. A- Livros históricos: de Gênesis a Ester.B- Livros poéticos: de Jó a Cantares.C- Livros proféticos: de Isaías a Malaquias.2) NTA- Evangelhos: Mateus a João.B- História da Igreja: Atos.C- Epístolas: de Romanos a Judas.D- Profecia: Apocalipse.

C) Alianças Bíblicas:Noética (Gn 8.20-22) Abraâmica (Gn 12.1-3) Mosaica (Ex 19.3 - 40.38) Palestiniana (Dt 30) Davídica (2Sm 7.5-17) Nova Aliança (Jr 31.31-34; Mt 26.28)

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